Senhores Médicos Veterinários e Zootecnistas do Paraná.
Quando iniciei minha jornada de trabalho prestando serviços de contabilidade para o CRMV-PR em 2006, encontrei uma administração que se estruturava para demonstrar com a maior transparência possível todos os seus atos e aonde estavam sendo aplicado as contribuições dos seus representados.
As dificuldades apareceram, outras tantas foram superadas. As atitudes individuais deram lugar a decisões em grupo e hoje encontramos um conselho, estruturado, com uma situação financeira e econômica que a maiorias dos conselhos do Brasil gostariam de ter, com demonstrações que cada vez mais se aperfeiçoam e expressam a realidade dos fatos.
O Superavit Financeiro representa que atualmente o CRMV-PR tem uma situação confortável, pois a realização de seus ativos financeiros (dinheiro) permite solver (pagar) todo o seu passivo financeiro (dívida de curto prazo).
O Superavit Orçamentário, onde as suas receitas realizadas (arrecadadas) são superiores às despesas (empenhadas), demonstrando que o administrador agiu de forma prudente e responsável, não comprometeu acima de sua efetiva arrecadação.
Seu patrimônio vem se solidificando ao longo do tempo e nesta somatória de atitudes proporciona a seus associados uma garantia de que a profissão seja respeitada e valorizada.
Com rigidez, pulso firme, mas sempre levando em consideração a razoabilidade e a proporcionalidade, decisões foram tomadas, divergências foram sanadas, expectativas foram superadas.
Auditorias foram realizadas, pareceres emitidos, e em nada desabonaram a atual administração que tem bons diretores e ótimos conselheiros. Perfeito nenhum de nos somos, mas sempre buscamos o que é justo, porque atingir a perfeição é o objetivo a ser atingido.
Não sou partidário, nem faço parte de nenhuma diretoria, nem eleitor deste conselho sou. Como contador tenho por obrigação escrever a realidade dos fatos, independente de gestão ou diretoria, sou contador e sei de minha responsabilidade.
Jorge Alves de Brito
CRC-PR 028374-0/0